segunda-feira, 27 de junho de 2011

Reaprendendo com as TIC´S

No ano de 2009, eu tive a minha primeira e fracassada experiência com o programa Linux. Naquele ano, eu atuava como professora de qualificação profissional no PROJOVEM URBANO. Não era apenas eu, mas todos os educadores (do núcleo que eu trabalhava) não sabiam como manusear o programa.  Após várias tentativas e muitos insucessos, nosso coordenador solicitou a coordenação local que alterassem o programa para o Windows. Aí foi uma maravilha, todos sabiam manusear o programa (inclusive os alunos) e, com isto também vieram os infortúnios, as maquinas logo foram infectadas por vírus.
Naquela ocasião eu acreditava está planejando aulas interativas e dinâmicas. Hoje, eu posso dizer que após obter o conhecimento do Programa LE eu refiz  uma análise do meu planejamento, pude constatar que as ferramentas utilizadas do Windows está muito aquém daquilo que um educador precisa para tornar suas aulas dinâmicas e participativas. E que nós educadores necessitamos quebrar as barreiras do comodismo e pensar na Era digital como um indutor e facilitador na aprendizagem e interação do professor com seu aluno, deixando um pouco o sistema GLS (giz, lousa, saliva).
Acredito que para os educadores comprometidos com a qualidade na educação, a partir deste curso as nossas salas de aulas nunca mais serão as mesmas, nossa sala de informática terá mais utilidades, nossas aulas serão mais dinâmicas, participativas e com certeza uma melhor compreensão por parte dos educandos, pois eles estão dominando as mesmas ferramentas tecnologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário